5 meses

Olá!!! Sei que estou sumida, mas não abandonei o blog totalmente. Acabo me acomodando um pouco porque, depois que Angelina nasceu, só as fotos interessam, rsrs… mas não quero abandonar a idéia inicial do blog que é compartilhar experiências com futuras mamães de primeira viagem.

Hoje vou falar sobre a consulta de 5 meses com o pediatra. Lembro que essas consultas mensais são super importantes para acompanhar o crescimento e desenvolvimento. Na última consulta Angelina ganhou papinha. Vamos lá falar da receita básica: cenoura, batata, mandioca e abóbora (qualquer tipo), beterraba, tudo bem cozido e amassadinho. Tempeiros: cebola, carne, óleo de canola ou azeite e uma pitadinha de sal.

A recomendação é não bater no liquidificador porque perde nutrientes. Porém, a Angelina ainda não consegue engolir amassadinha, ela aceita melhor batido, estamos fazendo assim até ela aprender.

Outra dica importante, palavras do pediatra: “essa é uma receita básica e fácil, porém, aquela que a vovó sabe fazer está certa”. Não existem restrições, tudo pode provar, se fizer mal vamos saber. Isso vale também para frutas.

Angelina amou suco de melão caipira. A única coisa é que não pode ter açucar.

Vou falar um poquinho também sobre o que mudou nesses quase 6 meses:

– a troca de fraldas: no curso da Unimed deram uma dica muito boa de algodão… compra aquele rolo grande e corta os pedaços. Ótimo. Nas últimas semanas de gravidez minha mãe ajudou e fizemos um monte de caixas. Numa outra vez, recebi a visita da prima Gi e ela encheu as caixas de novo. Pronto, agora acabou e não dá tempo de cortar e fazer bonitinho de novo. O rolo imenso continua ótimo e super economico, vou lá e pego os punhados do jeito que sai. Outra coisa é a água pra limpar o bumbum. No começo eu esquentava e colocava na garrafa térmica. Agora limpa o bumbum com a água direto da torneira. Rio Preto é muito quente e não faz mal nennhum. Mesmo porque, com o tempo, a pele fica bem menos sensível. No começo acho importante esquentar sim.

– o banho: no começo foi legal dar o banho técnico onde lava a cabeça com o bebê enrolado, depois lava o corpinho. Numa segunda etapa gostei muito do balde. Agora ela já não cabe no balde, deita bem folgada na banheira e molha o banheiro todo. Penso que logo a banheira vai precisar ir pro chão.

– a hora de dormir: no começo dormia no peito. Depois acostumou no colo e tinha que balançar. Agora ela tá bem sem-vergonha e só dorme a hora que quer e cada dia dum jeito. A preferência é no carrinho, passeando na rua.

 

Amamentação (o fim da)

Angelina já não pega mais o peito. Ainda essa semana tentei oferecer por uns 3 dias mas ela ficava nervosa e chorava, desisti. Foi mais dolorido pra mim do que pra ela. Resumindo como foi a amamentação:
1 e 2 meses – peito e um complemento no final do dia (começou com 30 ml e foi aumentando até 120ml)
3 meses – peito durante a noite e mamadeira durante o dia
4 e 5 meses – peito só de manhã
5 meses e meio – só mamadeira

Eu gostaria muito que ela tivesse continuado por muito tempo, ainda que só uma mamada, mas não deu. Paciência.

Nesses meses e conversando com muitas mães aprendi que, para amamentar é preciso muita traquilidade. Nos dias de muita agitação meu leite diminuia, como sou de muito pouco sossego, foi difícil manter o peito cheião. Mas estou tranquila porque ofereci o máximo que pude e ela está muito saudável.

Ah, fiz uma pergunta importante para o pediatra – ” quando posso oferecer o leite de vaca “. A resposta foi muito simples e fiquei satisfeita: ” a qualquer momento, porém, se não ficar difícil financeiramente, a partir de 1 ano “. Optei por continuar com o nan até ela ir para a escolinha, lá eles oferecem leite tipo A.

Bom, é isso. Abaixo uma foto da boneca que tá cada dia mais fofa🙂

Beijos e boa noite!!!!

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Vanessa
    nov 14, 2011 @ 13:21:33

    Oi Flor, td bem? Qto tempo hein, rsrs…Nossa, sua nenem tá lindaaaaaaaaa parabéns!!

    Oh, vim te chamar para uma promoção do blog, vamos sortear um livro infantil personalizado, com o rosto da criança e dos pais. Participa lá =) http://bit.ly/tEq0Jz tenho certeza que a Maria Eduarda vai amar!!

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: