Amamentação

Olá!
São 3horas da madrugada, Angelina mamou, trocou, mamou de novo e dormiu. E a mamãe perdeu o sono e veio aqui falar um pouquinho sobre amamentação.
Como eu já contei lá no começo de tudo, o primeiro sintoma da gravidez foi o aumento dos seios e esse é um detalhe importante pois indica que o peito está se preparando.
Ouvi mil histórias sobre as dificuldades para amamentar, para descer o leite ou para a criança pegar o bico e fui me preparando para encarar esses desafios também.
Porém, Angelina é mesmo um anjo. Meu peito estava pronto, o bico ficou muito escuro e pontudo. Os seios imensos.
Quando a enfermeira trouxe a pequena para o quarto, logo depois de eu ter voltado da sala de recuperação da cirurgia, ela (a enfermeira) foi me entregando a Angelina e explicando como deveria colocá-la no bico. A moça nem tinha completado a frase e a fominha já tinha abocanhado o peito e tava sugando direitinho. Foi a coisa mais linda… a moça ficou espantada, disse que não é comum. Quando contei isso para o pediatra ele ficou todo admirado também, disse que essa é a melhor maneira de se pegar, que eu tive muita sorte e deu muitos parabéns pra ela.
Não tinha leite, só o colostro que é muito importante no início da vida. Nas duas madrugadas no hospital pedimos para as enfermeiras darem um pouquinho do complemento. Na sexta, quando chegamos em casa ela tava chorando bastante e tomou um pouquinho de Nan 1 pró, mas ela não faz muita questão, toma pouco e com má vontade. No sábado meu leite desceu… e como desceu, graça a Deus.
Desde então ela só precisou do complemento uma noite que ela sugava e chorava, acho que não tinha muito aquela hora. De resto, só leite materno.
Ela engordou 180gramas em 1 semana e dorme o tempo todo, está super saudável.
Ah, outro detalhe é que o horário das mamadas é a hora que ela pede. A noite eu estava acordando-a e o pediatra disse que não precisa, só se o peito tiver muito cheio e doer. Se não for por esse motivo pode deixá-la dormir a noite toda.

Alimentação:
Por orientações médicas evito café, chocolate, chá preto, brócolis, couve e repolho pois isso tudo pode provocar as cólicas. Muita canjica que a tia Tóia fez pra mim. Leite, yogurte, sorvete. De resto tudo igual estava na gravidez, como o dia todo, um pouquinho por vez. Acho que tenho mais fome agora que quando estava grávida.
Minha mãe e meu pai lindos estão cuidando muito de mim e na geladeira tem sempre coisas gostosas. Só me resta comer🙂

Sobre o momento de amamentar:
Ganhei da Mari Borges uma almofada de amamentação e já deixo a dica – é ótimo!!! Quando for presentear alguma grávida, compre sem medo de errar. E, grávidas, tenham esse item como prioridade na sua lista. Nem precisa de poltrona, encosto numa almofada em triangulo na minha cama e é o melhor momento, ela fica confortável e eu também.
O bico dói um pouco, isso não tem jeito. Uso uma pomadinha de lanolina, seco com secador e tenho paciência, não tem muito o que fazer.
Teve um dia que senti mal e muitas dores no corpo todo, mas isso aconteceu porque amamentei na sala duas vezes no mesmo dia, recebi visitas, o Daniel não tava em casa e achei chato ir pro quarto.
Hoje a dona Conceição, a anja que cuida da minha casa uma vez por semana, ensinou uma coisa muito importante – a hora da amentação é sagrada, não se atende telefone e nem tem que conversando. Sábia d.Con, ela está muito certa. E tenho certeza que qualquer visita entende se eu pedir licença e ir ficar quietinha, não tem nada demais nisso, foi bobagem minha mesmo.
Quando estamos nesse momento converso muito com a Angelina, ela segura meu dedo e a gente reza. É o momento que posso abençoá-la e agradecer ainda mais por esse presente de Deus.

Quanto às futuras mamães a dica é que se preparem para amamentar… sol no bico do peito, massagens para modelar o bico (eu usava toalha depois do banho, dói um pouco), bucha vegetal. Cursos, enfermeiros e médicos falam que não precisa, mas eu fiz. Muita coisa a gente deve seguir o instinto. Preparem-se também para não-amamentar. Existem, de fato, muitas dificuldades e as vezes não tem jeito mesmo. É preciso paciência tanto se der tudo certo quanto se não der.

O banco de leite tem enfermeiros à disposição que podem orientá-las em todas as situações.

Beijinhos… vou tentar nanar agora antes da próxima mamada.

p.s. – o pediatra da Angelina é o dr. Marco Volponi, foi indicação da amiguinha Luiza. Ele é um fofo, depois vamos falar da primeira consulta.

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Érika Celeste
    maio 13, 2011 @ 16:31:33

    Ká, sempre fui sua fã!! Você sabe!!! Mas agora sou ainda mais!!!
    Você sabe das dificuldades que tive e talvez eu tenha sido a pessoa que mais te assustou com este assunto… Mas fui um caso isolado, estou convencida disto.
    Como sua fã, e como sempre disse, eu me realizo nas coisas que você faz e que eu não sou capaz de fazer!! Sempre foi assim, se lembra?!
    E agora não poderia ser diferente!!
    Estou muuuito feliz e, acredite, realizada!
    O fato da Angelina ter pego tão bem o peito fez com que eu acreditasse que tudo o que ouvi nos cursos não era absolutamente mentira… e que o me caso foi a exceção… enfim, alguém precisa ser a exceção para confirmar a regra!!
    O pediatra das nossas filhotinhas vale ouro!! Superei estas dificuldades graças à ele, que me acalmou muito!! E o que importa é que a Luíza está ótima!!
    Deus as abençoe sempre!!!
    beijocas

    Responder

    • minhaprimeiragravidez
      maio 14, 2011 @ 05:51:20

      obrigada Érika… na verdade a gente faz trocas de experiências… vc continua sendo minha ídola tb. Tem coisas que só vc é capaz de fazer tb.
      Mas vc não é tão excessão assim, fica tranquila. Só que hoje, com a Angelina no colo, vejo que temos tanto amor pra oferecer que não é isso ou aquilo que é o mais importante. E com certeza a Luiza está bem alimentada no corpo e no coraçãozinho dela.
      Suuuper beijo e obrigada por tudo. A indicação do pediatra foi só mais uma dica de tantas que vc tem, já que pulou um pouquinho na minha frente🙂

      Responder

  2. Cynthia Barreto
    maio 14, 2011 @ 18:35:52

    Ainda bem que a Angelina pegou assim fácil, porque é complicadinha mesmo a 1ª mamada…

    Desejo tudo de bom pra vocês!!

    Beijokas!

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: