Parto normal x cesárea

Relutei muito para escrever sobre esse assunto porque, no início, fiquei muito decepcionada quando descobri que teria de iniciar uma verdadeira guerra para, ao menos, tentar um parto normal e decidi não falar mais sobre o assunto. Essa semana saiu uma matéria no BomDia (http://www.bomdiariopreto.com.br/Noticias/Dia-a-dia/45764/A+supremacia+cesariana) e decidi compartilhar a minha trajetória e opinião sobre o assunto.
Sempre pensei que parto é o natural. Cesárea é cirurgia, não parto. Isso é uma coisa minha. Tenho muito medo de hospital e, principalmente, da dependência. Ficar limitada por causa dos pontos é algo que me deixa incomodada.
Em todos os sites, revistas etc que falam sobre as vantagens e desvantagens dos tipos de parto, o normal sempre ganha. Conheço muito poucas mulheres que tiveram filhos de parto normal e acreditei sempre que era só uma questão de opção.
Então, na minha cabeça, isso era algo muito simples e não teria nenhum problema.

Ok. Então vamos à trajetória agora:
– Escolhi a dra. Valéria muito antes mesmo de engravidar porque ouvi, numa conversa de salão, que ela incentiva o parto normal.
– Logo na primeira consulta, ela perguntou se eu tinha vontade de parto normal, eu disse que era prioridade pra mim e ela disse que é ótimo, que a maioria das pacientes já chega decidida pela cesárea. Porém, devemos estar preparadas caso seja necessário realizar a cirurgia.
– Após esse início, conversando com várias pessoas, ouvi muitas dizerem que a dra. Valéria incentiva mas não faz, que quando vai chegando perto, por um menor risco ou se for um parto demorado, ela acaba indicando a cesárea.
– Procurei outros médicos “defensores” do parto normal e a resposta foi a de que fariam sim o parto como eu quero, porém não pode ser feito pelo convênio, só particular. Algo em torno de 2mil reais para o médico mais o restante que precisa pagar no hospital.
– Voltei na consulta seguinte com a dra. Valéria e conversei francamente sobre o assunto, ela disse que faz parto normal mas que por vezes não é possível mesmo. Ela me traz muita segurança no pré-natal e penso que essa deva ser minha prioridade nesse momento.

Diante disso tudo fiz muita pesquisa e cheguei à conclusão que:
1. o governo faz campanhas lindas para as mães mudarem de idéia mas não incentivam na prática, nem investem na estrutura necessária para melhorar as condições dos médicos e hospitais.
2. os convênios se importam muito pouco, ou quase nada, com os pacientes e os médicos.
3. os médicos tem as razões deles e não estão de todo errados, pelo menos são sinceros os que dizem que, financeiramente, não vale a pena pra eles e de tentarem minimizar os riscos com uma cirurgia programada.
4. as pessoas hoje buscam a praticidade e uma cirurgia com hora pra começar e terminar é muito conveniente para ambas as partes.

Porém, nada disso muda a minha opinião e o meu desejo de, simplesmente, esperar a Angelina se manifestar e nascer quando e como ela bem entender.
Claro que se for necessário fazer uma cesárea não vou ser menos mãe. Respeito muito a decisão de cada pessoa mas não consigo me imaginar na situação de acordar, tomar banho, trocar, pegar as malas e ir pro hospital, é uma coisa minha.

Enfim, desisti de brigar. Estou preparando meu corpo e minha mente na yoga e fazendo pesquisas sobre como me comportar no momento do parto para que nós duas estejamos prontas e possamos facilitar as coisas.

Agora é só esperar e acreditar que Deus está de olho na gente e iluminará o nosso caminho para que tudo seja perfeito e saudável🙂

Beijos e bom fds!!!!

em tempo: de todas as pessoas com quem conversei que tiveram parto normal e cesárea, 100% diz que, se fosse fazer de novo, seria normal.

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Érika Celeste
    fev 27, 2011 @ 18:35:51

    Oi, Ká!!

    Já conversamos bastante sobre este assunto, né?!

    Mas, apenas gostaria que soubesse que não faço parte deste 100% que prefeririam fazer parto normal… inicialmente, eu gostaria sim, mas precisei fazer cesárea por “n” motivos que você já sabe… e faria de novo! Foi tudo muito tranquilo e a recuperação está sendo muito boa! Sem problemas!

    Minha pequena está aqui e muito saudável!!

    Fique tranquila, Deus realmente está nos “espiando” o tempo todo e providenciando o melhor para nós!!

    beijo nas 2!!

    Responder

Deixe uma resposta

