Gravidez e trabalho

Começo esse post com uma confissão feia: morro de inveja quando escuto alguém falar assim “na gravidez eu sentia tanto sono que dormia a tarde inteira”.

Vida de mulher não é das tarefas mais fáceis e todos sabem disso. A tal jornada dupla já virou quadrupla, quintupla, infinita faz tempo. E isso não acontece só com mulheres casadas, as solteiras têm suas vidas cada vez mais atribuladas, são outras (ou não) as funções, mas têm.

Mulher casada que trabalha fora tem que
– saber administrar as funções profissionais (e ser muito boa nisso pois o mundo ainda é machista),
– administrar as tarefas da casa e, na maioria das vezes, executar as tarefas domésticas que são muito chatas,
– ser boa mãe e não deixar faltar nada para os filhos,
– ser boa esposa, boa amante e companheira,
– ser compreensiva com a sua família e com a família do marido que sentem falta de vocês que nunca têm tempo pra ninguem.
Enfim… é muuuuita coisa e isso todo mundo sabe.

No começo da gravidez senti muita indisposição e cansaço, tinha vontade de debruçar na mesa aqui da seção e dormir a tarde inteira mesmo. Aliás, não tinha vontade nem de sair da cama. Só que no meu mundo cor-de-rosa as cores são bem fortes e as responsabilidades grandes. Encarei a rotina numa boa, tentando sorrir o tempo todo sem deixar as tarefas de lado.

Fora o Ibilce, tenho o trabalho extra com cerimonial de casamentos que eu amo tanto quanto minha ocupação principal. E continuei me dedicando integralmente para que as noivinhas não sentissem meu desânimo físico.
Semana passada, como já contei, tive aquele probleminha com falta de líquido amniótico e precisei de um certo repouso. No sábado foi o casamento da Milene em Monte Aprazível. O combinado era que eu iria com uma assistente para cuidar de toda a organização. Porém, diante das limitações, tive que levar mais uma assistente para que elas cuidassem da parte “pesada e agitada” e eu ficaria só supervisionando sentada.

Abaixo temos uma foto que meu marido tirou lá do fundo da igreja, no alto onde ele estava. Estou supervisionando, mas sentada… Por mais que existem preocupações com a Angelina e com minha saúde, é difícil deixar de ser responsável quando isso faz parte da nossa personalidade.

Sei que de agora em diante, mais responsabilidades serão exigidas e precisarão também ser divididas, né?!

De qualquer forma comportei-me bem essa semana e continuo assim, tomando muita água e evitando esforços físicos já que não posso perder líquido nem pelo suor. O resultado foi que o líquido atingiu o mínimo esperado e continua aumentando. Logo logo tudo fica 100%🙂

Após o nascimento da Angelina ficarei um bom tempo afastada do Ibilce, pretendo trabalhar bastante até lá e ‘economizar’ minhas férias e licenças para ter mais tempo com ela. Provavelmente só volte pra Seção em 2012, com ela já matriculada no CCI (Centro de Convivência Infantil) que é uma benção e ela pode ficar pertinho de mim.

Quanto ao trabalho do cerimonial, esse é mais flexível e posso limitar as datas e horários. Estou agendando a partir de 2 meses depois do nascimento e com uma folga entre um trabalho e outro. Durante essas noites de sábado Angelina e Papai Daniel terão momentos só pra eles, com horários e mamadas devidamente organizados, rsrs.

Com tudo isso, não consigo imaginar uma vida tranquila e bucólica, gosto da agitação, das responsabilidades e funções. E acho que a Angelina também porque é só eu parar, seja no sofá ou na cama, que ela começa se mexer um monte como se disse “vamos mamãe!!!!”. E a Maria Eduarda é igual, gosta de ver a casa agitada e de participar de tudo. Isso é bom demais🙂

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. NATUCIA CRISTINA PAPILE CUNTO
    jan 24, 2011 @ 11:39:44

    Tá lindona na foto!!!!!!!!!!!

    Responder

Deixe uma resposta

