Pensando em nomes

É muito estranho escolher o nome de alguém que nem sabemos como será o rosto. Imaginar também que essa pessoa carregará o nome que escolhermos pelo resto da vida também traz a sensação de uma responsabilidade imensa (além de todas as outras).
Quando conheci o Daniel ele me disse que tinha uma filha e o nome dela era Maria Eduarda. Depois conheci a filha e o resto da família, na casa deles vi que todos chamavam de “Duda” e percebi que quando ele conversava com a Camila (a mãe da Maria Eduarda) ele falava “Maria”.
Com o tempo entendi que a família por parte da mãe dela chama de Maria ou Maria Eduarda, como é o nome. Essa coisa de Duda, Dudu, Dudinha, Madu era coisa da família dele. O tempo passou, ela cresceu e entrou na escola. Lá ela era chamada por Maria, que é o nome dela. E nessa fase ela começou a entender e ela mesma pedir que as pessoas a chamassem assim. Eu já tinha perdido o costume de Duda antes pq nunca gostei, e quando vi que a mãe chamava de Maria passei a falar só assim (e minha família acompanhou). Teve um dia que alguém chamou-a de Duda e ela fechou o rosto e disse “meu nome é Maria”, a partir de então tento corrigir as pessoas pra evitar que ela faça isso de novo, mas é difícil acabar com hábitos.
Por essa razão e por diversas outras estamos em um dilema com o nome. Sei que a maneira como os pais chamam a criança é que faz as outras pessoas se habituarem, mas muitos nomes sugerem apelidos muito fáceis e eu sinceramente não gosto. O meu nome por exemplo, é muito fácil chamar de Ká. Gosto, acho carinhoso, mas isso por parte da minha família e amigos. Vendedora de loja ou qualquer outra pessoa que eu acabei de conhecer me chamar de Ká acho o fim.
Então essa questão – nome que não permita apelido, tem sido de grande relevância na hora das nossas escolhas.
Os nomes que pensamos até agora foram:

Nomes de menino:
Miguel – é a primeira escolha do pai e da Maria (ela era apaixonada pelo Miguel da novela, gêmeo do Jorge. Jorge ela não gosta porque o Miguel é mais bonito).
Felipe – é o nome de uma pessoa muito importante da minha família, eu gosto mas o marido não. E existe uma fama de que os Felipes são terríveis.
Francisco – além de ser um nome muito bonito, nome do santo protetor dos animais, é também o nome do meu avô paterno, que nem conheci. Mas dá medo de virar Chico.
José – é o nome do meu pai e do meu sogro. Pensamos em José Eduardo, que acompanharia o nome da Maria, mas com certeza vira Dudu ou Edu e o nome tão bonito que escolhemos perde a graça.

Nomes de menina:
Valentina: a primeira opção do pai, eu gosto também e sempre tive uma queda pelo nome. Mas agora, pensando num bebezinho, pequena, delicada, acho que não combina, sei lá. Parece um nome pesado, forte demais pra um bebê (pra minha pelo menos to sentindo isso).
Isadora: é a escolha da Maria Eduarda, mas já descartei pra não correr o risco de ter uma Isa ou uma Dorinha.
Manuela – é o nome de uma tia minha com quem sonhei muito poucos dias antes de saber da gravidez. Sempre gostei do nome, o marido não gosta muito e tem o fato de virar Manu.
Elis – foi a última idéia do pai e a que mais me agradou. É o nome de uma grande cantora e é um pedacinho do nome da minha mãe – Elizete. Não tem mais o que abreviar né, eu acho pelo menos.

Enfim, estamos cheios de dúvidas ainda. Penso que o nome vamos definir mesmo quando olhar pro rostinho, sentir.

Ah, lembrei outra coisa… como boa noveleira que a Maria é, anda dizendo que se for menina tem que ser Jaqueline e se for menino, acreditem, Jacques Leclair, rsrsr…
Beijinhos que é melhor parar por aqui!!! Está aberta a votação, hehehe…

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Mari Chibebe
    set 20, 2010 @ 17:45:29

    Eu voto em Miguel e Manuela (Na verdade gosto e Emanuela, acho mais completo, mais enfático).

    Bjão.

    Responder

  2. Vida de Esposa
    set 22, 2010 @ 19:00:05

    Essa Maria é das minhas hein, noveleira nata!! hehe Jacques Leclair é o máximo, rsrsrs

    Sobre os meninos, Miguel é bonito…nome de anjo. E Felipe é terrível sim, todos os que eu conheço são…rs. José e Francisco concordo com vc, vai acabar sendo abreviado. Quando tivermos um filho vai se chamar Zac, esses dias até citamos outro nome pequeno, mas me esqueci…se lembrar te digo.

    Sobre as meninas, acho Manuela lindo! E concordo com vc sobre Valentina, porém o nenenzinho vai crescer…o nome pode ser bom tbm. Não tenho nem ideia de qual nome der, se eu tiver uma filha…tô torcendo tanto por um homenzinho, hehe.

    Ah, tem uma cliente onde eu trabalho que vende roupas infantis, ela tem um Blog, tava vendo e tem mta coisa bacana…qdo der dá uma olhada: http://gestante.wordpress.com/

    Tô pensando em até incluir na minha listinha, hehe

    Bjoss e coloca uma foto sua grávida aí =)

    Responder

    • minhaprimeiragravidez
      set 22, 2010 @ 21:18:40

      hahaha… essa questão da foto é complicada pq meu irmão é fotógrafo ms nao consigo me incluir na agenda dele… e se eu colocar uma foto caseira ele briga comigo, hauahauahaua
      prometo que no fds vou tentar pegá-lo no laço que já estarei na 8a semana e não tenho nenhuma foto da minha “barriga” (ou falta dela)

      Responder

  3. luiza
    set 24, 2010 @ 12:16:46

    Ká(amo chamar você assim), voto em Luiza rs
    Brincadeirinha.

    Responder

  4. Rosemara
    dez 03, 2010 @ 19:07:24

    Ká, não consegui ficar sem dar meu votinho…rsrsrs, mas acho mais bonito Manuela. Espero ter ajudado. beijossss

    Responder

Deixe uma resposta

